Esse blog faz parte do projeto "Blogando: o uso do blog como ferramenta pedagógica", da disciplina Leitura e elaboração de textos acadêmicos I, do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Fluminense/RJ. O blog visa auxiliar os alun@s na prática de leitura e produção textual, requisito da vida acadêmica, funcionando como uma ferramenta de apoio didático. Para tal, estaremos "bloggando" no intuito de postar textos sobre os conteúdos da disciplina, além de informações afins.
Saudações acadêmicas, Prof. Dr. Fabiano Pries Devide e Apolo Braz [monitor].

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Lattes - Tutorial


Para começar seu cadastro na Plataforma Lattes, acesse o site lattes.cnpq.br. Lembre-se de ter em mãos seus dados pessoais, documentos como identidade, CPF, endereço e seu passaporte. Este último, porém, não é obrigatório.


Logo à direita da página, clique em 'Cadastrar novo currículo'; será aberta uma nova aba em seguida.


Serão, no total, seis passos para o cadastramento na Plataforma: 1. Informação Pessoal; 2. Endereço e Contato; 3. Formação Acadêmica [incluir ensino fundamental, médio e superior – em andamento]; 4. Atuação Profissional [somente se em áreas afins à Educação Física]; 5. Área de Atuação [incluir “Educação Física” e uma especialidade na qual pretende atuar no futuro] e 6. Idiomas. Para alunos/as que já cursaram outras graduações, cadastra-las em Formação Acadêmica. Da mesma forma, caso tenham participado de eventos científicos e apresentado trabalhos, cadastrá-los em “Produção Acadêmica” e “Participação em Congressos”. Também é importante cadastrar um texto breve sobre você, que informe que é Graduando de Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal Fluminense.


Ao fim do preenchimento dos dados em todas as etapas, será aberta uma nova janela exibindo uma versão resumida do seu Lattes, gerada pela plataforma. Após confirmar que aceita os termos e condições de uso, o site dá um prazo de até 24 horas para que seu currículo seja publicado na página.


Após confirmar e enviar seu currículo para que seja publicado na Plataforma Lattes, abra-o novamente e na barra azul, na parte superior, veja o que ficou faltando editar (Dados gerais, Formação, Atuação, etc).


Terminando, aparecerá essa nova janela. Preencha-a também e clique em Enviar ao CNPq. Seu currículo estará sujeito à aprovação. Se aprovado, será publicado em até 24 horas.