O texto aborda a importância da pesquisa na formação do professor, especificamente de Educação Física, a partir da experiência pessoal da autora na elaboração da monografia de final de curso. Apresenta a pesquisa como um desafio que pressupõe estudo, leitura e dedicação. Essencial na formação do professor, a prática da pesquisa fornece elementos para a formação crítica e reflexiva. Se no início dessa prática, pesquisar tende a ser complicado, ao longo da vida acadêmica, fazer pesquisa pode se tornar um “ato apaixonante”.
Para a descoberta do tema da pesquisa, primeiramente é preciso ler e selecionar a literatura afim em diversas fontes (livros, capítulos, artigos em periódicos indexados, dissertações de mestrado e teses de doutorado). O tema escolhido deve estar relacionado a algo que o pesquisador/a se identifique e tenha curiosidade em adquirir novos conhecimentos.
Para desenvolver a pesquisa, deve-se elaborar a metodologia: predominantemente qualitativa [associada às Ciências Sociais e Humanas] ou quantitativa [associada às Ciências Naturais]. A pesquisa qualitativa, utilizada pela autora, tem características básicas, como: a importância do “processo” de pesquisa, a fonte de dados ser o campo pesquisado, os instrumentos de pesquisa serem geralmente o questionário a entrevista e o diário de campo, os dados terem natureza descritiva, e a análise tender a ser caracterizada por um processo indutivo. Este método de pesquisa é usado em estudos sobre as complexas relações sociais. É preciso, então, conhecer os métodos e saber aplicá-los para fazer afirmações.
Para desenvolver a pesquisa, deve-se elaborar a metodologia: predominantemente qualitativa [associada às Ciências Sociais e Humanas] ou quantitativa [associada às Ciências Naturais]. A pesquisa qualitativa, utilizada pela autora, tem características básicas, como: a importância do “processo” de pesquisa, a fonte de dados ser o campo pesquisado, os instrumentos de pesquisa serem geralmente o questionário a entrevista e o diário de campo, os dados terem natureza descritiva, e a análise tender a ser caracterizada por um processo indutivo. Este método de pesquisa é usado em estudos sobre as complexas relações sociais. É preciso, então, conhecer os métodos e saber aplicá-los para fazer afirmações.
Em suma, a atitude a ser tomada é ler e estudar. Pesquisar pode ser uma atividade encantadora, além de auxiliar na formação crítica do sujeito, ampliando sua visão de mundo.
Referência Bibliográfica
MÜLLER, D. M. O ato apaixonante de pesquisar. In.: CAUDURO, M. T. (Org.). Investigação em Educação Física e Esportes. Novo Hamburgo: Feevale, 2004. p. 29-38.
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