Esse blog faz parte do projeto "Blogando: o uso do blog como ferramenta pedagógica", da disciplina Leitura e elaboração de textos acadêmicos I, do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Fluminense/RJ. O blog visa auxiliar os alun@s na prática de leitura e produção textual, requisito da vida acadêmica, funcionando como uma ferramenta de apoio didático. Para tal, estaremos "bloggando" no intuito de postar textos sobre os conteúdos da disciplina, além de informações afins.
Saudações acadêmicas, Prof. Dr. Fabiano Pries Devide e Apolo Braz [monitor].

domingo, 10 de abril de 2011

Notas sobre “O Ato Apaixonante de Pesquisar”(MÜLLER, 2004) [Texto 2]

       O texto aborda a importância da pesquisa na formação do professor, especificamente de Educação Física, a partir da experiência pessoal da autora na elaboração da monografia de final de curso. Apresenta a pesquisa como um desafio que pressupõe estudo, leitura e dedicação. Essencial na formação do professor, a prática da pesquisa fornece elementos para a formação crítica e reflexiva. Se no início dessa prática, pesquisar tende a ser complicado, ao longo da vida acadêmica, fazer pesquisa pode se tornar um “ato apaixonante”.
Para a descoberta do tema da pesquisa, primeiramente é preciso ler e selecionar a literatura afim em diversas fontes (livros, capítulos, artigos em periódicos indexados, dissertações de mestrado e teses de doutorado). O tema escolhido deve estar relacionado a algo que o pesquisador/a se identifique e tenha curiosidade em adquirir novos conhecimentos.
Para desenvolver a pesquisa, deve-se elaborar a metodologia: predominantemente qualitativa [associada às Ciências Sociais e Humanas] ou quantitativa [associada às Ciências Naturais]. A pesquisa qualitativa, utilizada pela autora, tem características básicas, como: a importância do “processo” de pesquisa, a fonte de dados ser o campo pesquisado, os instrumentos de pesquisa serem geralmente o questionário a entrevista e o diário de campo, os dados terem natureza descritiva, e a análise tender a ser caracterizada por um processo indutivo. Este método de pesquisa é usado em estudos sobre as complexas relações sociais. É preciso, então,  conhecer os métodos e saber aplicá-los para fazer afirmações.
Em suma, a atitude a ser tomada é ler e estudar. Pesquisar pode ser uma atividade encantadora, além de auxiliar na formação crítica do sujeito, ampliando sua visão de mundo.


Referência Bibliográfica
MÜLLER, D. M. O ato apaixonante de pesquisar. In.: CAUDURO, M. T. (Org.). Investigação em Educação Física e Esportes. Novo Hamburgo: Feevale, 2004. p. 29-38.

Nenhum comentário:

Postar um comentário