Esse blog faz parte do projeto "Blogando: o uso do blog como ferramenta pedagógica", da disciplina Leitura e elaboração de textos acadêmicos I, do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Fluminense/RJ. O blog visa auxiliar os alun@s na prática de leitura e produção textual, requisito da vida acadêmica, funcionando como uma ferramenta de apoio didático. Para tal, estaremos "bloggando" no intuito de postar textos sobre os conteúdos da disciplina, além de informações afins.
Saudações acadêmicas, Prof. Dr. Fabiano Pries Devide e Apolo Braz [monitor].

terça-feira, 31 de maio de 2011

Exemplo de Fichamento [ Atividade 6]

Tema: Cultura Corporal de Movimento

Referência: PICH, S. Cultura Corporal de Movimento. In: GONZÁLES, F.J.; FENSTERSEIFER, P.E. (Orgs.). Dicionário Crítico de Educação Física. Ijuí: Unijuí. 2005. P.108-111.

Resumo: As discussões sobre corpo nas ciências sociais vão aparecer nas décadas de 1960-70, apesar de a questão já ter sido tratada por pensadores no séc. XX, como Freud, Merleau-Ponty e Mauss. O conceito de cultura corporal de movimento é referência na área de Educação Física. Deve ser entendido a partir da ruptura com o olhar biológico e mecanicista do corpo, resgatando a sua dimensão histórico-social, notadamente a partir da crise de identidade da Educação Física na década de 1980. Tal conceito, especificamente no campo de Educação Física, provém de duas fontes: o conceito de cultura física que advêm da tradição soviética, e os conceitos de cultura corporal e cultura do movimento, elaborados a partir da corrente progressista da Educação Física alemã. Essa última corrente possui desdobramentos: as perspectivas marxista, fenomenológica e etnográfica. A perspectiva marxista busca identificar de que forma é representada a estrutura social no esporte, enquanto a fenomenológica busca “(...) identificar a produção de redes simbólicas por meio da linguagem corporal enquanto elemento da identidade cultural de uma sociedade” (PICH, 2005, p.110). No Brasil, estabeleceu-se uma relação entre os conceitos de cultura corporal e cultura de movimento, surgindo o conceito de cultura corporal do movimento.

Comentários: As perspectivas acima sintetizadas rompem com o entendimento reducionista de corpo presente na Educação Física brasileira até a década de 1970, superando a visão mecânica e biológica do corpo, orientada por preceitos técnicos, inaugurando uma Educação Física culturalista, que pressupõe a interação do homem com o mundo. O texto aborda de forma breve e objetiva o conceito de cultura corporal de movimento, trazendo o seu percurso histórico. É relevante por trazer informações acerca de um conceito-chave na área de Educação Física, a cultura corporal de movimento, esclarecendo seus pressupostos teóricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário